1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Moçambique: Mondlane também vai concorrer a deputado

Lusa
10 de junho de 2024

Venâncio Mondlane, candidato à Presidência da República, disse à agência Lusa que também vai concorrer a um lugar no Parlamento nas eleições gerais de outubro.

https://p.dw.com/p/4gsSA
Político moçambicano, Venâncio Mondlane
Foto: R. da Silva/DW

O político avançou que vai concorrer a deputado da Assembleia da República como "número um, cabeça de lista" da Coligação Aliança Democrática (CAD) pelo círculo eleitoral da cidade de Maputo.

Venâncio Mondlane, 50 anos, que foi candidato pela Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO) nas últimas eleições municipais de 2023 à autarquia de Maputo, abandonou o partido em que militava desde 2018 - e o cargo de deputado para o qual tinha sido eleito -, depois de não ter conseguido concorrer à liderança do maior partido da oposição no congresso realizado em maio.

No dia 06 de junho, o político apresentou no Conselho Constitucional (CC) a sua candidatura às presidenciais de outubro, também como o apoio da coligação CAD, que reúne nove formações políticas.

Na ocasião, disse à comunicação social que quer levar Moçambique para uma "nova era" e eliminar o "fundamentalismo partidário" no país.

Venâncio Mondlane disse que está na coligação para dar um sinal aos moçambicanos de que a próxima era da política do país deve ser de "reconciliação, união, coligação e de uma agenda comum".

Radar DW: Venâncio Mondlane submete candidatura a Presidente

Saltar a secção Mais sobre este tema