Viaje por alguns dos lugares mais bonitos da Alemanha
Ainda que com a pandemia da Covid-19, vale a pena sonhar com as férias. A Alemanha é um destino de sonho para muitos, pois o país oferece praias e montanhas, castelos e cidades históricas, florestas e lagos.
Ilha de Rügen
Sol, areia e mar: a maior ilha da Alemanha, também chamada de Pérola do Mar Báltico, pertence ao estado de Meclemburgo-Pomerânia Ocidental. Baías dividem a ilha em várias penínsulas ao longo de uma costa de aproximadamente 570 km de comprimento. Rügen também é uma das regiões mais ensolaradas do país, tornando populares os resorts do Báltico com as suas longas praias de areia branca, como Sellin.
Mar de Wadden
Duas vezes por dia, as águas do Mar do Norte baixam e, na maré baixa, fica à vista o fundo do mar. Incontáveis caracóis e mexilhões podem ser vistos aqui. A paisagem no extremo norte foi declarada Património da Humanidade pela UNESCO. Schleswig-Holstein, Hamburgo e Baixa Saxónia designaram as suas partes do Mar de Wadden como parques nacionais.
Watzmann
Um deleite para excursionistas, caminhantes e alpinistas: os Alpes na região de Berchtesgaden. O Watzmann (2.713 metros) é a segunda montanha mais alta da Alemanha e o pico central da montanha dos Alpes de Berchtesgaden. Com montanhas, trilhas para caminhadas, lagos e florestas, esta paisagem natural da Baviera, na fronteira com a Áustria, é uma das regiões montanhosas mais populares da Alemanha.
Capital: Berlim
A capital alemã é um íman que atrai, cada vez mais, novos visitantes à metrópole do rio Spree. A história de uma Alemanha dividida foi escrita aqui e muitas pessoas querem sentir a vibração deste lugar. Uma foto do Portão de Brandemburgo é obrigatória. Outrora um símbolo da divisão da Alemanha, a estrutura classicista de arenito está mais uma vez no centro da cidade unida e vibrante.
Rothenburg ob der Tauber
Uma das mais belas e pequenas cidades da Alemanha está localizada a cerca de 100 quilómetros a oeste de Nuremberg. É um lugar convidativo para fazer uma viagem ao passado. Em nenhum outro lugar, tanto da Idade Média foi preservado como nesta cidade. Com mais de 2 milhões de visitantes anualmente, antes da pandemia da Covid-19 era um dos pontos turísticos mais visitados da Baviera.
Loreley
Nenhum lugar representa tanto o romantismo do Reno alemão quanto o rochedo Loreley. Segundo a lenda, uma bela mulher senta-se no penhasco, a pentear os seus cabelos loiros e a cantar. Os marinheiros que por lá passam ficam encantados com a bela, mas infeliz, sereia, que colidem. Uma coisa, porém, é certa: os navios, de facto, colidiram repetidamente neste local do Reno.
Heidelberg
As ruínas do castelo da cidade de Heidelberg é um dos locais turísticos mais famosos da Alemanha. Outrora residência do Conde do Palatinado, mas durante a Guerra de Sucessão do Palatinado, o castelo foi destruído em 1693. O evento é comemorado várias vezes por ano com a iluminação do Castelo e grande exibição de fogos de artifício sobre o complexo.
Desfiladeiro Wutach
O desfiladeiro Wutach, também conhecido como o Grand Canyon da Floresta Negra, é um fenómeno natural impressionante. É uma das últimas paisagens fluviais selvagens originais da Europa Central. Com o passar do tempo, o pequeno rio Wutach criou um vale com até 200 metros de profundidade e cerca de 50 quilómetros de comprimento. É uma experiência inesquecível para cada caminhante.
Suíça Saxónica
Esta bela paisagem pode ser apreciada no leste do país, perto de Dresden. O Parque Nacional da Suíça Saxónica (Sächsische Schweiz) - com seus penhascos, vales e desfiladeiros - cobre mais de 36 mil hectares. O Malerweg, que deve o seu nome aos pintores românticos que aqui encontraram a sua inspiração, percorre as falésias de arenito. É um destino de sonho para amantes da natureza e alpinistas.
Lago Chiemsee
O maior lago da Baviera tem cerca de 80 quilómetros quadrados. Foi formado há cerca de 10.000 anos e possui várias ilhas. Na maior delas, a atração principal é o Palácio de Herrenchiemsee, que pretendia realizar o sonho do rei da Baviera, Ludwig II, de uma "Versalhes da Baviera". O magnífico edifício costuma atrair muitos visitantes de todo o mundo, todos os anos.
Lago de Constança
O maior lago da Alemanha tem cerca de 70 quilómetros de comprimento e até 254 metros de profundidade. Está localizado na orla dos Alpes, no triângulo fronteiriço da Alemanha, Áustria e Suíça. Um dos destaques do "Bodensee" é a ilha das flores de Mainau. Antes da pandemia, mais de um milhão de pessoas o visitavam todos os anos. A “escadaria espanhola” (na foto) é uma das atrações da ilha.
Castelo de Neuschwanstein
Este continua a ser o castelo mais popular do rei da Baviera, Ludwig II. O monarca construiu o castelo para que pudesse se retirar dos olhos do público. Mas o seu refúgio foi aberto ao público em 1886, logo após a sua morte. O romântico castelo no sul da Baviera é especialmente popular entre os turistas estrangeiros.
Lago Königssee
O lago cristalino, com a famosa capela de peregrinação de São Bartolomeu, é o coração do Parque Nacional da cidade de Berchtesgaden e famoso pelo seu eco. Aqui pode experimentar fenómenos de eco impressionantes durante um passeio em um dos silenciosos barcos elétricos. É um destino ideal para amantes de água e de montanha, mas também românticos e sonhadores.
Dunas: Ilha de Sylt
Para muitos amantes da natureza, a Ilha de Sylt é o lugar mais bonito da Alemanha. Localizada no extremo norte da Alemanha ao pé da fronteira com a Dinamarca, Sylt tem fama de ser a "ilha dos ricos", pois tem os preços imobiliários mais elevados de toda a Alemanha. Com a sua praia principal de 40 quilómetros de extensão e as suas dunas, atrai muitos visitantes não apenas na época balnear.