1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Star FM: primeira rádio privada do Zimbabué é fiel ao regime do Presidente Mugabe

27 de julho de 2012

A Star FM é propriedade do grupo editorial Zimpapers, no qual o Estado detém 51%. No entanto, o director-executivo, Admire Tadera, afirma que vai lidar com os conteúdos de forma independente.

https://p.dw.com/p/15fi7
on air; trasmission; radio; communication; media; broadcast; silence; signal; luminous; board; light; ignited; transmission; ether; frequency; music; luminescent; notification; worning; message; studio; recording; television; illustration; rendering; 3d; on air; transmission; radio; communication; media; broadcast; silence; signal; luminous; board; light; ignited; ether; frequency; music; luminescent; notification; warning; message; studio; recording; television; illustration; rendering; 3d 23093257
ON AIRFoto: Fotolia/Giordano Aita

Há quatro anos, a União Africana e a Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) mediaram, no Zimbabué, um governo de união nacional. Na altura, impuseram também uma democratização gradual do país, incluindo a liberalização dos meios de informação. No final do junho, foi inaugurada a primeira emissora privada do Zimbabué. Os ouvintes e analistas, no entanto, dizem-se desiludidos: a Star FM revelou ser uma rádio fiel ao regime do Presidente Robert Mugabe.

O tom solene da inauguração desta rádio deixava advinhar a sua orientação. Na altura, porém, ainda havia alguma esperança. Também podia ter significado o oposto, uma emissora independente, que não confundisse o Estado com Mugabe e o seu partido, o Zanu PF, como o faz, há 32 anos, a rádio estatal ZBC.

Aos microfones da Star FM, o director-executivo, Admire Tadera, agradeceu a Deus pela licença obtida. E disse sentir-se bem por pertencer ao número dos que escrevem a história. O tom parecia excessivo para uma rádio com uma liberdade de acção muito restrita. A Star FM é propriedade do grupo editorial Zimpapers, no qual o Estado detém 51%.

"Não vamos reiventar a roda, só a podemos aperfeiçoar. Não queremos criar uma segunda rádio estatal, vamos lidar com os conteúdos de forma muito independente. Queremos que as pessoas no Zimbabué falem conosco. Sentimos que elas dialogam e que gostavam que o mundo participasse neste diálogo", diz Tadera.

Zimbabwe's President Robert Mugabe speaks during a visit to Mimosa Platinum mine about 400km (249 miles) south of the capital Harare, February 16, 2012. REUTERS/Philimon Bulawayo (ZIMBABWE - Tags: BUSINESS COMMODITIES ENERGY POLITICS)
O presidente Robert Mugabe lidera o país desde 1980Foto: Reuters

Ouvintes desconfiam da rádio

Bastou, no entanto, o primeiro noticiário para constatar que a roupa talvez seja nova, mas o conteúdo, não. Algo que não passou despercebido aos ouvintes, como conta o taxista Luke Shoma, em Harare.

"Em princípio, acho bom que haja uma nova emissora, e a ZBC perca o monopólio. Mas estou muito insatisfeito com o facto da maioria dos colaboradores serem ex-quadros da ZBC. Afinal, onde está a novidade?", pergunta Shoma.

O guarda Peter Chitanda, concorda. "Como zimbabueano, preocupam-me os conteúdos dos noticiários. Os membros do Zanu PF continuam a ser apelidados de camaradas, mas quando se fala nos membros do MDC, chamam-lhe 'senhor'. Tal como acontecia na ZBC. Duvido que a Star FM seja independente, como muitos talvez esperavam que fosse", comenta o guarda.

Autor Alexey Laputin Portfolio ansehen Bildnummer 8201410 Land Russische Föderation Repräsentative Kategorie Gegenstände Musik Andere Konzeptionelle Kategorie Technologie Telekommunikation Medientechnologie Keywords abbild ansicht ausstattung beruf board channel close-up club daumen digitales dj einzig electric elektronik engineer erwachsen feier finger funken hand industrie judo klingen kreideküste kunst leute level linie listening makro menschlich milch mix mixing musik musiker männer party plank poppelsdorf professionale push record red light reih schreibtisch shake shaking single sport steuern stossend stück technologie turning variationen
Ouvintes não acreditam que a Star FM terá conteúdos diferentes da rádio estatal, ZBC.Foto: Fotolia/Alexey Laputin

Interesses políticos em jogo

O analista especializado em comunicação social, Ernest Mudzengi, conhece a fundo o emaranhado político de proprietários e gestores da Star FM. Ele dá sua opinião sobre a chamada voz independente do Zimababué.

"Podemos celebrar o facto de termos mais uma emissora. Aumentou a quantidade. No que toca a qualidade, estamos conversados. Todo o processo de concessão da licença foi viciado no sentido de defender os interesses da Zanu PF", ressalta Mudzengi.

Autora: Clause Stäcker / Cristina Krippahl
Edição: Melina Mantovani / António Rocha

27.07 Zimbabué media - MP3-Mono

Saltar a secção Mais sobre este tema