Riyad Mahrez melhor futebolista africano de 2016
6 de janeiro de 2017Riyad Mahrez, entrou na história do futebol argelino nesta quinta-feira (05.01), em Abuja, ao ser eleito o Jogador Africano de 2016 pela CAF-Confederação Africana de futebol e especialistas do futebol e da comunicação social.
Na sua primeira reação, Mahrez disse aos jornalistas que "é para mim uma honra muito particular receber este galardão. Estou muito contente e feliz. Agradeço aos meus colegas da equipa argelina bem como todas as pessoas que me apoiaram”.
O médio ofensivo de 25 anos superou o gabonês Pierre-Emerick Aubameyang, incontornável artilheiro dos alemães do Borussia Dortmund, vencedor do prémio no ano anterior (2015), e do avançado senegalês Sadio Mané, do Liverpool.Aubameyang, já prometeu ser o melhor jogador em 2017. "Não estou dececionado e quero ser o melhor na próxima temporada”.
Quanto ao senegalês "a vitória é merecedia. Penso que venceu o melhor. Mahrez fez uma ótima temporada, ganhou vários troféus e por isso mereceu ser considerado o melhor de 2016”.
Quase 30 anos depois, a Argélia consegue conquistar uma terceira Bola de Ouro africana depois de Lakhdar Belloumi, em 1981, e de Rabah Madjer, em 1987.
Com 17 golos marcados na I Liga inglesa, Mahrez foi um dos pilares do Leicester, que conquistou o título contra todas as previsões e superando as grandes equipas candidatas.