1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
PolíticaReino Unido

Primeira-ministra britânica, Liz Truss, demite-se

Lusa
20 de outubro de 2022

A primeira-ministra britânica, Liz Truss, anunciou que apresentou a sua demissão ao Rei Carlos III, pondo fim a um governo que estava em funções há 44 dias.

https://p.dw.com/p/4IT8M
Liz Truss UK Rücktritt
Foto: TOBY MELVILLE/REUTERS

A primeira-ministra britânica, Liz Truss, anunciou esta quinta-feira, (20.10) que apresentou a sua demissão ao Rei Carlos III, pondo fim a um governo que estava em funções há 44 dias.

Numa declaração à porta da residência oficial de Downing Street, em Londres, adiantou que um sucessor será encontrado até ao fim da próxima semana.

"Reconheço que, dada a situação, não posso cumprir o mandato para o qual fui eleita pelo Partido Conservador. Por conseguinte, falei com Sua Majestade o Rei para o notificar de que me demito como líder do Partido Conservador", disse.

Truss mantém-se em funções como primeira-ministra até ser escolhido um sucessor na liderança do Partido, que será indigitado pelo Rei, pois os Conservadores mantêm uma maioria absoluta no Parlamento.

A decisão foi anunciada após uma reunião com responsáveis do Partido Conservador e do Governo. 

Graham Brady, presidente chamado Comité 1922, conselho dos deputados Conservadores que organiza as eleições para a liderança dos 'tories', chegou a Downing Street ao fim da manhã, seguido mais tarde pela vice primeira-ministra, Therese Coffey, e o presidente do Partido Conservador, Jake Berry. 

Großbritannien Liz Truss Rücktritt
Truss mantém-se em funções como primeira-ministra até ser escolhido um sucessor na liderança do PartidoFoto: Photoshot/picture alliance

"Esta manhã, encontrei-me com o presidente do Comité 1922, Sir Graham Brady. Concordámos que haverá uma eleição de liderança que será concluída na próxima semana", disse Truss. 

Esta eleição curta, explicou, "garantirá que nos mantemos no caminho de cumprimento dos nossos planos fiscais e da manutenção da estabilidade económica e da segurança nacional do nosso país. 

Crise política e económica

Truss, de 47 anos, foi declarada líder dos 'tories' em 05 de setembro com 57% dos votos, derrotando Rishi Sunak na eleição interna para substituir Boris Johnson, que se prolongou-se por oito semanas. 

Porém, foi vítima de uma crise política e económica que causada pela turbulência nos mercados financeiros registada após a apresentação de um "mini orçamento" em 23 de setembro. 

Kwasi Kwarteng foi despedido de ministro das Finanças e substituído por Jeremy Hunt, que cancelou quase todos os cortes fiscais prometidos para recuperar a "estabilidade económica". 

O descontentamento agravou-se após alegações de coação física na quarta-feira à noite no Parlamento sobre deputados Conservadores para apoiarem o Governo numa votação contra a proibição da exploração de gás de xisto. 

Artigo atualizado às 13:42 (UTC)

Reino Unido: Boris Johnson demite-se como líder conservador