1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

O automóvel faz 125 anos – uma crónica da sua história

28 de janeiro de 2011

A invenção do automóvel transformou o mundo. A produção de carros é, hoje, um dos setores económicos mais importantes em muitos países industrializados. Mas não é só aí que o carro é a menina dos olhos de muitos donos...

https://p.dw.com/p/QwBq
O criador e a sua criação: Carl Benz ao volante do seu primeiro automóvel
O criador e a sua criação: Carl Benz ao volante do seu primeiro automóvel

Tudo começou com um triciclo... O automóvel nasceu a 29 de Janeiro de 1886 na cidade alemã de Mannheim. Foi lá que o engenheiro Carl Benz patenteou o seu veículo: uma viatura de três rodas, equipada com um motor de combustão, que atingia a velocidade máxima de 18 km/h.

Pouco depois, também Gottlieb Daimler e o fabricante de motores Wilhelm Maybach construíram o seu carro – este já com quatro rodas. As duas empresas – Daimler e Benz – viriam a juntar-se em 1926.

O "Tin Lizzi", ou modelo T, da Ford, foi o primeiro automóvel do mundo a ser construído numa linha de montagem
O "Tin Lizzi", ou modelo T, da Ford, foi o primeiro automóvel do mundo a ser construído numa linha de montagemFoto: AP

As primeiras fábricas de automóveis surgiram a partir de cerca de 1890 na Europa e nos Estados Unidos. Lá, Henry Ford acabaria por fazer história. Enquanto, no início, o automóvel era um bem de luxo, a Ford Motor Company apostou em veículos acessíveis também ao cidadão comum. O Ford T foi o carro mais vendido da época.

Esta visão seria, mais tarde, adotada também pelo austríaco Ferdinand Porsche. Em 1934, Porsche fechou um contrato com o governo da Alemanha nacional-socialista, que previa o fabrico dum carro do povo, um „Volkswagen“ (VW).

A 1.7.1974 é produzido o último Carocha na Alemanha. Com 21.529.464 unidades, o Volkswagen Carocha arrecadou o título de carro mais vendido do mundo
A 1.7.1974 é produzido o último Carocha na Alemanha. Com 21.529.464 unidades, o Volkswagen Carocha arrecadou o título de carro mais vendido do mundoFoto: AP

Depois da Segunda Guerra Mundial, o VW "Carocha" tornou-se símbolo do milagre económico alemão. Em 1972, a produção ultrapassaria os 15 milhões. O Carocha arrebatou o título de carro mais vendido do mundo, até então reservado ao modelo T da Ford.

De dezenas de fabricantes presentes na Alemanha depois das duas Guerras Mundiais, só três nomes sobreviveram como empresas independentes: a Volkswagen com a Audi; e de há pouco tempo para cá, também a Porsche bem como a BMW e a Daimler com a Mercedes-Benz.

Atualmente, a Volkswagen é o terceiro maior fabricante de automóveis a nível mundial, a seguir à Toyota e à General Motors. A Daimler e a BMW encontram-se no top 15 do ranking mundial em termos de volume de vendas.