Mundial de 2018: Neuer sim, Götze de fora
15 de maio de 2018A lista dos vinte e sete pré-convocados foi anunciada esta terça-feira (15.05). Entre as principais incógnitas estavam os nomes de Manuel Neuer e Mario Götze. O aclamado guarda-redes do Bayern de Munique está convocado apesar de ter estado afastado dos relvados desde setembro passado, devido a lesões. Já o guarda-redes que o substituiu na equipa bávara, Sven Ulreich, fica de fora.
Por sua vez, Joachim Löw não conta com Götze neste campeonato do mundo. António de Deus, jornalista de desporto da DW comenta e justifica esta decisão: "[Götze] esteve uma boa parte da época lesionado, não esteve numa grande forma desportiva, poucos golos, poucas assistências".
Götze tinha sido o autor do golo que deu a vitória à Alemanha no último Mundial frente à Argentina. O seu colega de equipa no Borussia de Dortmund também não faz parte da lista dos 27 pré-selecionados.
Joachim Löw descreve que as escolhas são complexas e que "são os detalhes que decidem". "A qualidade atlética tem um papel central, que jogador tem a capacidade de ter uma prestação de excelência depois de uma longa temporada… Quem se enquadra na equipa, é elementar, a equipa não é só dentro das quatro linhas, também há trabalho fora delas”, explica o selecionador à frente da equipa da Alemanha desde 2006.
Surpresas da lista
O jornalista António de Deus destaca como algumas surpresas o nome Marco Reus. O jogador não compareceu no último Mundial por lesão, e até há pouco tempo estava também sem jogar pelo mesmo motivo.
"Outras surpresas: a inclusão de Nils Petersen que nunca jogou pela seleção alemã. Mario Gómez, o regresso do veterano, também Jonathan Tah, um jovem central talentoso da equipa do Bayer Leverkusen”.
A equipa mais representada é o Bayern de Munique, com sete jogadores chamados. A convocatória definitiva de 23 jogadores será anunciada a 4 de junho. Quatro dos nomes anunciados hoje ficarão de fora.
O jornalista da DW deixa algumas previsões de quem poderá "perder o bilhete" para o Mundial: "Acho que Kevin Trapp nem sequer fará parte dos 23. Diria também que Niels Petersen e Mario Gómez irão disputar uma segunda vaga de ponta de lança, porque há Timo Werner, há Thomas Muller, que também faz essa posição. Vamos ver se Marco Reus vai ou não. Tem sensivelmente quinze dias para mostrar ao selecionador alemão que quer ir ao primeiro Mundial".
O Mundial de Futebol de 2018 decorre na Rússia entre 14 de junho a 15 de julho.
Eis a lista completa dos pré-selecionados:
Baliza:
Manuel Neuer (Bayern de Munique)
Marc-André ter Stegen (FC Barcelona)
Bernd Leno (Bayer Leverkusen)
Kevin Trapp (Paris Saint-Germain)
Defesa:
Joshua Kimmich (Bayern de Munique)
Jonas Hector (1. FC de Colónia)
Marvin Plattenhardt (Hertha de Berlim)
Mats Hummels (Bayern de Munique)
Jérôme Boateng (Bayern de Munique)
Niklas Süle (Bayern de Munique)
Antonio Rüdiger (FC Chelsea de Londres)
Matthias Ginter (Borussia Mönchengladbach)
Jonathan Tah (Bayer Leverkusen)
Meio-campo:
Sami Khedira (Juventus de Turim/)
Sebastian Rudy (Bayern de Munique)
Ilkay Gündogan (Manchester City)
Leon Goretzka (Schalke 04)
Toni Kroos (Real Madrid)
Julian Draxler (Paris Saint-Germain)
Mesut Özil (FC Arsenal de Londres)
Julian Brandt (Bayer Leverkusen)
Ataque:
Thomas Müller (Bayern de Munique)
Leroy Sané (Manchester City)
Marco Reus (Borussia Dortmund)
Timo Werner (RB Leipzig)
Mario Gómez (VfB Stuttgart)
Nils Petersen (SC Freiburg)