1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
PolíticaAlemanha

Morreu Hans Modrow, último primeiro-ministro da RDA

DW (Deutsche Welle) | DPA | nn
11 de fevereiro de 2023

Hans Modrow foi o chefe do Partido Socialista Unificado da Alemanha (SED) e tornou-se primeiro-ministro da República Democrática Alemã em novembro de 1989. Mais tarde, serviu como legislador no Parlamento reunificado.

https://p.dw.com/p/4NMzU
Foto: Oliver Berg/dpa/picture alliance

Hans Modrow, o último primeiro-ministro da Alemanha Oriental, morreu aos 95 anos, de acordo com informação avançada pelo partido "A Esquerda", o Die Linke em língua alemã, no Twitter.

Modrow, um comunista reformista, assumiu a liderança da República Democrática Alemã (RDA) logo após a queda do Muro de Berlim e mais tarde convidou as forças da oposição para o Governo, mas não conseguiu diminuir o ímpeto crescente no sentido da reunificação alemã.

Modrow tornou-se primeiro-ministro em novembro de 1989 e deixou o cargo em abril de 1990. O seu mandato turbulento terminou com as primeiras eleições livres da história da RDA.

"Toda a evolução pacífica de estabelecimento da unidade alemã foi precisamente uma conquista especial dele", lê-se na mensagem do Die Linke, que acrescenta ser esse o "seu legado político".

Quem foi Hans Modrow?

Depois de deixar os destinos da extinta RDA, Hans Modrow serviu como deputado no Parlamento alemão, o Bundestag, e eurodeputado no Parlamento Europeu.

Foi membro do Partido do Socialismo Democrático (PDS), que foi o partido sucessor dos comunistas da ex-Alemanha Oriental (SED) e mais tarde absorvido pelo Die Linke.

Em 1990, o governo de Modrow fundou a agência responsável pela transição da Alemanha Oriental para uma economia de mercado. A "Lei Modrow" possibilitou que os proprietários de casas e quintas comprassem a terra em que ficavam as suas propriedades.

No entanto, Modrow foi um crítico do processo da unificação da Alemanha, argumentando que foi realizada à pressa e com poucas concessões a favor dos direitos dos cidadãos da Alemanha Oriental.

Uma 'personalidade importante' para a esquerda

Durante a sua velhice, Modrow continuou a ser um conselheiro do partido A Esquerda e chegou a dizer que sentia uma "responsabilidade contínua para com os ex-cidadãos [da Alemanha Oriental]".

"Com ele, o nosso partido perde uma personalidade importante", comentaram os deputados Dietmar Bartsch e Gregor Gysi num comunicado conjunto partilhado no Twitter.

Muro de Berlim caiu há 30 anos

Saltar a secção Mais sobre este tema