1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Morreu ex-primeiro-ministro de Moçambique Pascoal Mocumbi

25 de março de 2023

O antigo primeiro-ministro de Moçambique, Pascoal Mocumbi, morreu na manhã deste sábado (25.03). A informação foi avançada pela imprensa moçambicana.

https://p.dw.com/p/4PEvI
Foto: Thomas Imo/photothek/picture alliance

Pascoal Mocumbi tinha 82 anos de idade e morreu vítima de doença, segundo avançou o jornal O País.

De acordo com a TV Miramar e o Jornal Notícias, Mocumbi há anos apresentava saúde debilitada e, por isso, já não fazia aparições públicas.

O antigo chefe do Governo moçambicano foi um dos fundadores da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), partido no poder.

Nas redes sociais, são várias as reações à morte de Mocumbi.

O embaixador espanhol em Maputo, Alberto Cerezo, disse no seu perfil no Twitter que recebeu a notícia da morte do ex-PM "com grande tristeza", e lembrou que Pascoal Mocumbi foi também presidente e um dos fundadores do Centro de Investigação em Saúde de Manhiça (CISM).

Pascoal Mocumbi nasceu em 1941. Estudou medicina em Portugal e também em França, no início da década de 1960. Na mesma época, participou na fundação da FRELIMO, tornou-se membro do Comité Central e liderou o Departamento de Informação e Propaganda do Partido, segundo informações da imprensa moçambicana.

Antes de ocupar o cargo de primeiro-ministro em 1994, Mocumbi foi ministro da Saúde e também dos Negócios Estrangeiros de Moçambique na década de 1980.

No início da tarde deste sábado, o Governo moçambicano decretou dois dias de luto oficial no país pela morte de Mocumbi e também anunciou a realização de um funeral oficial, sem avançar mais detalhes.

Notícia atualizada às 15h46 de sábado (25.03)

Thiago Melo da Silva
Thiago Melo Jornalista da DW África em Bona