1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Moçambique alarga horário de recenseamento eleitoral

Lusa
19 de maio de 2023

Comissão Nacional de Eleições (CNE) de Moçambique decide alargar em duas horas o horário de recenseamento para as eleições autárquicas de 11 de outubro devido às enchentes e filas no registo, anunciou hoje o órgão.

https://p.dw.com/p/4Ra16
Mosambik | Wählerregistrierung in Cabo Delgado
Foto: Delfim Anacleto/DW

"A CNE instruiu o Secretariado Técnico de Administração Eleitoral [STAE] no sentido de estender, com efeitos imediatos, para mais duas horas o funcionamento das brigadas do recenseamento", afirmou Paulo Cuinica, porta-voz da CNE.

O motivo, explicou, são "as enchentes que se verificam em muitos postos de recenseamento eleitoral e também o tempo que resta para o término do período do processo a duas semanas de terminar o processo", disse. 

Com a medida, os postos de recenseamento passam a abrir às 7h e encerram às 17h, enquanto antes funcionavam das 8h às 16h.

Paulo Cuinica avançou, em conferência de imprensa, que o organismo decidiu também reforçar os meios e pessoal que trabalham no recenseamento eleitoral nas províncias "mais críticas", em termos de enchentes, nomeadamente Sofala, Zambézia, Nampula, Niassa e Tete.

Organizações da sociedade civil pedem aumento dos dias do recenseamento eleitoral
Organizações da sociedade civil pedem aumento dos dias do recenseamento eleitoralFoto: Bernardo Jequete/DW

"Aperto orçamental"

Sobre a possibilidade de aumento dos dias do recenseamento eleitoral, como defendem algumas organizações da sociedade civil, o porta-voz da CNE frisou que esta opção acarretaria o incremento de recursos financeiros, num contexto de aperto orçamental. 

Sustentou também que o número de votantes já registados nos primeiros 26 dias da operação está próximo da metade da meta, que é de cerca de 10 milhões de eleitores.

Desde o início do processo de registo, foram inscritos pouco mais de 4,7 milhões de eleitores, o correspondente a 47,40% de todo o universo de votantes previsto em todas as 65 autarquias do país, assinalou Paulo Cuinica.

"Estamos a fazer uma extensão [do horário] possível, tendo em conta também os recursos de que os órgãos eleitorais dispõem", enfatizou.

O aumento do número de horas vai permitir "acelerar mais o passo para o alcance de melhores resultados do recenseamento eleitoral", prosseguiu. O registo de eleitores para as autárquicas termina em 03 de junho.

Moçambique: Votar ou não votar?