1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
DesastresNigéria

Mais de 600 mortos em inundações na Nigéria

Roshni Majumdar | AFP
17 de outubro de 2022

É uma das piores inundações na história do país. Mais de 600 pessoas morreram e 82.000 casas ficaram destruídas. As terras agrícolas ficaram submersas. Teme-se o agravamento da insegurança alimentar.

https://p.dw.com/p/4IIUi
Inundações na Nigéria
Foto: Fatai Campbell/AP/picture alliance

Pelo menos, 603 pessoas nas piores inundações na história recente no país, anunciou Sadiya Umar Farouq, ministra nigeriano para os Assuntos Humanitários.

Cerca de 82.000 casas e 110.000 hectares de terras agrícolas ficaram submersas e destruídas, acrescentou Farouq.

Muhammadu Buhari, Presidente da Nigéria
Muhammadu Buhari, Presidente da NigériaFoto: JULIEN DE ROSA/AFP/Getty Images

O Presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, encomendou 12.000 toneladas de produtos alimentares da reserva estratégica da Nigéria para as comunidades afetadas pelas inundações, na semana passada.

A devastação ocorre numa altura em que a Nigéria já enfrenta uma insegurança alimentar acrescida devido aos altos preços dos produtos alimentares, em parte devido à guerra na Ucrânia.

Número de mortos aumenta

Segundo o Presidente nigeriano, só na região de Bayelsa, no sul do país, cerca de 700.000 pessoas foram obrigadas a deixar as suas casas.

O Ministério dos Assuntos Humanitários da Nigéria informou, na semana passada, que cerca de 1,4 milhões de pessoas tinham sido deslocadas.

Nigeria Kebbi | Überschwemmung zerstört Ernte
Cheias na Nigéria provocam centenas de mortos e milhares de deslocadosFoto: DW

Buhari revelou ainda que as cheias afetaram 33 dos 36 estados da Nigéria, e que todas as agências federais que lidam com o salvamento e gestão de catástrofes foram instadas a reforçar os seus esforços.

A ministra Sadiya Umar Farouq atribuiu parte da culpa pelo elevado número de mortos aos governos estatais, que, segundo a própria, não se prepararam de forma adequada para as cheias.

As Nações Unidas afirmaram que os efeitos das alterações climáticas são dramáticos na Nigéria e que o país está em risco de inundações frequentes e intensas. Em 2012, os rios galgaram as margens e submergiram vastas extensões de terra em 30 estados, matando mais de 400 pessoas e deslocando 1,3 milhões de cidadãos.

Segundo as Nações Unidas, em 2019, mais de 200.000 pessoas foram afetadas por inundações e 158 perderam a vida.

Nigéria: O paradoxo da escassez de água em Lagos