1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

João Lourenço: "É hora" de devolver os milhões da corrupção

Lusa
15 de outubro de 2024

O Presidente angolano disse hoje durante o discurso sobre o Estado da Nação que "está na hora" de devolver o dinheiro da corrupção estacionado em vários países. Oposição interrompeu o discurso de João Lourenço.

https://p.dw.com/p/4lpTo
Presidente angolano, João Lourenço
João Lourenço: "É hora de exigir que os vários Estados, que foram os destinos dos recursos ilicitamente adquiridos, se juntem ao esforço que o nosso país tem feito"Foto: Getty Images/M. Spatari

O Presidente angolano, João Lourenço, defende que outros países se devem juntar a Angola na luta contra a corrupção e anunciou um pedido de devolução de quase dois mil milhões de dólares a várias nações, incluindo Portugal.

"É hora de exigir que os vários Estados, que foram os destinos dos recursos ilicitamente adquiridos, se juntem ao esforço que o nosso país tem feito e disponibilizem esses recursos que pertencem ao povo angolano para que sejam colocados ao serviço da economia nacional", afirmou João Lourenço durante o discurso sobre o Estado da Nação, na abertura do ano parlamentar.

O discurso ficou também marcado por interrupções dos deputados da oposição, quando João Lourenço falava sobre o tema da nova divisão política administrativa do país, com a criação de três novas províncias a partir do próximo ano.

"Autarquias já!", gritaram os deputados. O Presidente angolano interrompeu o discurso para replicar: "Se não querem o Presidente nesta sala, é só dizerem e eu saio. Fácil".

(em atualização)

RADAR DW: Novas províncias vão atrasar mais as autárquicas?

Saltar a secção Mais sobre este tema