1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
ConflitosTerritório Ocupado da Palestina

Israel faz dezenas de mortos e feridos em novo ataque a Gaza

nn | com agências
30 de dezembro de 2023

Pelo menos 165 palestinianos foram mortos e outros 250 ficaram feridos pelos ataques israelitas em Gaza nas últimas 24 horas, informou o Ministério da Saúde do território governado pelo Hamas.

https://p.dw.com/p/4ajJD
Foto: Mohammed Talatene/dpa/picture alliance

"As forças de ocupação [Israel] cometeram 14 massacres contra famílias, causando 165 mortos e 250 feridos durante as últimas 24 horas", disse o porta-voz da Saúde, Ashraf Al Qudra, citado pela EFE.

O Exército de Israel confirmou que atacou, este sábado (30.12), vários pontos de Gaza por terra, mar e ar, tendo eliminado "dezenas" de membros do Hamas nas últimas horas, no 85º dia de guerra entre israelitas e o grupo islâmico.

"As tropas continuam a operar em diferentes áreas da Faixa de Gaza e estão a travar batalhas ferozes com os terroristas", disse um porta-voz militar em comunicado. Conforme especificado, "a Força Aérea israelita, liderada por tropas terrestres, está a atacar células e infraestruturas terroristas, e a Marinha israelita está a apoiar as tropas terrestres com fogo de assistência a partir do mar".

Túneis destruídos

Na sexta-feira (29.12), o Exército israelita anunciou ter encontrado e destruído túneis do quartel-general do Hamas no norte de Gaza, além de um esconderijo do líder do movimento islamita palestiniano, Yahia Sinwar, na Faixa de Gaza.

Nestes subterrâneos identificados, refere o Exército israelita em comunicado, "há uma rede elétrica, infraestruturas de ventilação e saneamento, salas de oração e descanso", além de "um dos apartamentos refúgio" de Sinwar, este último lugar "localizado perto da cidade de Gaza". 

Jemen Sanaa | Demonstratio für Palästinenser im Gazastreifen
Manifestação em Sanaa, no Iémen, em solidariedade com os palestinianos da Faixa de GazaFoto: Khaled Abdullah/REUTERS

"No seu interior foram feitas muitas descobertas", as tropas "examinaram o apartamento com meios tecnológicos adicionais" e descobriram "um túnel estratégico", que "aparentemente era utilizado por altos cargos da ala política e militar do Hamas", adiantou a mesma fonte. 

"O apartamento era parte de uma longa e ramificada rede de túneis pela qual se movimentavam e operavam membros de alto escalão" do Hamas e o túnel em si tem cerca de 218 metros de comprimento e 20 de profundidade. 

Segundo o Exército, o túnel "foi construído para que fosse possível permanecer" e planear combates nele "durante longos períodos de tempo", e foi agora dinamitado. 

70% das vítimas são mulheres e crianças

Desde o início do conflito, em 07 de outubro, morreram 21.672 habitantes de Gaza e 56.165 ficaram feridos pelos ataques do exército israelita, sendo que, segundo a mesma fonte, 70% das vítimas são mulheres e crianças.

Em 07 de outubro, comandos do Hamas lançaram um ataque terrorista em solo israelita, durante o qual mataram 1.139 pessoas, na maioria civis, de acordo com o mais recente balanço das autoridades israelitas.

Cerca de 250 pessoas foram também sequestradas nesse dia e levadas para Gaza, 129 das quais se encontram ainda em cativeiro pelo movimento, no poder no enclave palestiniano desde 2007.  

Israel declarou guerra ao Hamas e tem bombardeado a Faixa de Gaza, onde se vive uma crise humanitária.

Israel surdo aos apelos dos aliados?