1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

"Entre o lixo e o mar" - a favela da Cité Soleil no Haiti

27 de dezembro de 2009

O bairro Cité Soleil da capital haitiana Porto Príncipe é por muitos considerado um dos mais pobres da América Latina. Mas tem uma vida cultural ativa. Conheça os músicos de rap e a estação local de rádio de Cite Soleil.

https://p.dw.com/p/Lhg0
Crianças na Cité Soleil, Port-au-Prince, HaitiFoto: AP
Haiti brasilianische Soldaten der UN-Friedenstruppe in Port-au-Prince
Soldados brasileiros da ONU patrulhando na Cité Soleil em Janeiro de 2006Foto: AP

Haiti, o país mais pobre das Américas foi a primeira república negra a se tornar independente em 1804, após combater colonizadores franceses, espanhóis e ingleses. Mas a revolução dos negros rebeldes ficou apenas na história. Pobreza, miséria e instabilidade social continuam a assolar o país. Episódios de violência civil e corrupção política contribuíram para anular projetos sociais e de desenvolvimento econômico.

Com oitenta por cento da população em situação de miséria a maior favela do país, Cité Soleil na capital Porto Príncipe é um dos bairros mais conhecidos do país. Por lá vivem aproximadamente 300.000 pessoas. Começou a ser habitada pelos fins dos anos cinquenta e recebeu uma grande leva de imigrantes vindos do Norte do país. No logradouro da favela os nomes das ruas são característicos. Alguns deles americanizados como Cité Soleil Boston, Brooklyn, Waaf e outros essencialmente em crioulo, Ti Haiti e Cité Girard. Em Cité Soleil 11, zona mais próxima do mar encontramos um grupo de jovens músicos.

Acompanhe este feature da autoria de Flávia Santos.

Nota: este programa Contraste foi gravado e produzido antes do terremoto de Janeiro de 2010, que mudou tragicamente o país e a Cité Soleil.

Cité Soleil Flash-Galerie
Entre o lixo e a água - a favela da Cité Soleil em Porto PríncipeFoto: AP