1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
PolíticaIsrael

Egito reforça presença militar perto da fronteira israelita?

Cathrin Schaer
21 de fevereiro de 2025

Israel e Egito estão numa guerra de palavras. Telavive acusa o Cairo de ameaça, ao aumentar as tropas perto da sua fronteira. Em reação, Egito justifica que os seus soldados estão lá para combater os extremistas.

https://p.dw.com/p/4qp03
Situado na região sul de Gaza, na fronteira com a península egípcia do Sinai, o posto de passagem de Rafa é o único ponto de acesso ao Egito
O posto de passagem de Rafa, na região sul de Gaza, na fronteira com a península egípcia do Sinai, é o único ponto de acesso ao Egito Foto: Firas al-Shaer/UPI Photo via Newscom/picture alliance

Nas redes sociais têm sido publicados vídeos da presença de tropas egípcias na zona do Sinai, perto da fronteira entre Israel, o Egito e a Faixa de Gaza.

A imprensa israelita suspeita que este posicionamento do Egito é uma reação à sugestão do Presidente dos EUA, Donald Trump, de que os palestinianos em Gaza sejam transferidos para a Jordânia e para a região egípcia do Sinai.

Cairo e a Jordânia opõem-se a acolher milhões de palestinianos. Estará o Egito a preparar-se impedir este plano por via militar?

O ativista egípcio, Hossam el-Hamalawy diz que isso seria um disparate e que qualquer envio de tropas egípcias para o Sinai precisaria da autorização prévia de Israel ou ainda de uma coordenação prévia com a chamada Força Multinacional e Observadores (MFO).

A MFO é uma organização internacional de manutenção da paz que o Egito, Israel e os EUA formaram no âmbito do tratado de paz assinado em 1979 entre o Egito e Israel. Os três países são os principais financiadores da MFO, e pouco menos de metade dos cerca de 1.100 soldados da MFO estacionados no Sinai são americanos.

A organização disse à DW que não iria comentar sobre o assunto.

Para quem vão os louros do cessar-fogo na Faixa de Gaza?

Relações diplomáticas podem azedar

Ainda não é conhecido o número exato de militares egípcios que já se estacionaram na zona de Sinai. Mas a Fundação Sinai para os Direitos Humanos, com sede em Londres, confirma a presença destas tropas.

"No centro de Sinai há um aumento do número de tropas e envolve infraestruturas", afirma o diretor da organização MFO. Ahmed Salem acrescenta que este processo começou antes de 7 de outubro de 2023, mas foi acelerando desde então.

Neste momento, as relações diplomáticas entre Egito e Israel podem azedar. Mas, especialistas não acreditam que as partes vão confrontar-se militarmente.

Ahmed Salem explica que "quando se trata de tensões entre dois países, há muitos passos, passos diplomáticos, que podem ser dados antes do envio de tropas."

O Egito, o Qatar e Estados Unidos são os mediadores com conflito entre o Israel e o grupo Hamasna Faixa de Gaza.

Conflito no Médio Oriente: E como ficam os civis?