1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
Educação

Contra o Crime: A Nossa Língua, A Nossa Terra

Chrispin Mwakideu
29 de dezembro de 2019

Depois de anos no exílio, Zaida Mutumba, líder emblemática da oposição, regressa a Magange, mas é esfaqueada assim que chega ao aeroporto. O incidente reaviva as tensões étnicas entre os grupos Derembas e Tiribes.

https://p.dw.com/p/3QJ6V

Escrita por Chrispin Mwakideu, a radionovela "Contra o Crime - A nossa língua, a nossa terra" desenrola-se em Magange, um país fictício, onde após décadas de ditadura, divisões étnicas e tensões, a paz e a democracia começam, lentamente, a enraizar-se sob a liderança do recém-eleito Presidente Carlos Salomão. Os partidos da oposição podem agora realizar comícios sem pedir autorização às autoridades. 

Depois de muitos anos no exílio, a política da oposição Zaida Mutumba decide regressar a Magange, mas é esfaqueada assim que chega ao aeroporto. O incidente reaviva as tensões étnicas entre o povo Deremba, do qual a jovem faz parte, e o povo Tiribe, que está no poder e controla a economia.

Júlia, uma jovem jornalista que pertence aos dois grupos étnicos, tenta lutar contra o aumento do discurso de ódio e, ao mesmo tempo, faz tudo para salvar o seu relacionamento com o namorado, que é Tiribe.

Quem serão os autores do ataque a Zaida? O Presidente do país estará realmente envolvido no atentado, como acusa a comunidade Deremba?

O inspetor Otávio entra numa corrida contra o tempo para resolver o caso, antes que as rivalidades étnicas se transformem numa guerra civil.

Learning by Ear 2017 - Produktion in Maputo
Linda Charles, Horácio Mazuzue e Francília JonazeFoto: DW/M. Sampaio

As personagens principais foram interpretadas pelos seguintes atores:

Armando Jimbo – Cândido Quembo

Zaida Mutumba – Sabina Fonseca

Júlia – Linda Charles

Miguel – Horácio Mazuze

Inspetor Otávio – Horácio Guiamba

Salomé – Yolanda Fumo

Presidente Carlos Salomão – Jorge Vaz

Learning by Ear 2017 - Produktion in Maputo
Dalila José, Alfredo Semo, Irene Tembe, Diaz Santana e Jorge VazFoto: DW/M. Sampaio
Saltar a secção Mais sobre este tema