Bundesliga: Bayern à beira do 10º título consecutivo
21 de abril de 2022Faltam precisamente quatro jornadas para o fim da Bundesliga, a principal liga alemã de futebol. Mas no próximo sábado, dia 23, no jogo a contar para 31ª jornada, o Bayern Munique poderá celebrar o título de campeão nacional em casa, na Allianz Arena, em Munique.
Se os bávaros vencerem o segundo classificado, Borussia Dortmund, no clássico dos clássicos do futebol alemão, passarão a ter 75 pontos, número que nenhuma equipa poderá atingir na presente temporada. Mais, aumentará para 12 pontos de distância do eterno rival, o Dortmund, que ficará com os atuais 63 pontos e somente três jogos pela frente. Sendo assim, matematicamente, o Bayern seria o campeão pela décima vez consecutiva - algo quase inimaginável no futebol moderno.
Seria um novo recorde já que, nas cinco principais ligas da Europa, apenas a Juventus conseguiu, de 2012 a 2020, conquistar nove campeonatos consecutivos, em Itália.
Bayern vence - estatisticamente
Na segunda metade da temporada da Bundesliga, tanto o Bayern como o Dortmund somaram 29 pontos: ambas as equipas conseguiram nove vitórias, dois empates e duas derrotas. Só o Leipzig fez mais pontos na segunda volta do que os dois, 32.
Mas, ao olhar para outra página das estatísticas da liga alemã, constatamos que a equipa de Munique, no sul da Alemanha, venceu os últimos sete jogos contra o Dortmund, o que aconteceu pela primeira vez nos 130 jogos disputados entre as duas equipas (32 derrotas para o Bayern e 64 para o Dortmund).
Analisando, por outro lado, o volume de golos das duas equipas, vemos que, com 89 golos marcados em 30 jogos, o Bayern quebrou o seu próprio recorde de 2019/20 quando marcou 90 golos antes da 31ª jornada. Já o Dortmund, com 76 tentos, não conseguiu superar a sua marca de 2019/20, quando fez 81 golos em 30 jogos.
Ainda assim, o Dortmund conseguiu algo mais precioso para a história da equipa, ao assegurar a sua sétima presença consecutiva na Liga dos Campeões – nunca antes se tinha conseguido classificar em tantas temporadas consecutivas.
Duelo individual
Erling Haaland, avançado de 21 anos do Borussia Dortmund, marcou nos últimos três clássicos. Será que marca no sábado? O que sabemos é que o norueguês é o terceiro melhor marcador da Bundesliga, com 18 golos. O melhor artilheiro é do Bayern: Lewandowski tem 32 golos na conta pessoal.
Se o Bayern ganhar o campeonato, o jogador polaco será o recordista entre os estrangeiros com dez campeonatos consecutivos. Enquanto isso, o internacional alemão poderá tornar-se no único jogador do Bayern com um 11º campeonato na carreira.
Para o clássico deste sábado, o Bayern poderá jogar com a seguinte equipa inicial: Neuer - Pavard, Upamecano, Hernandez, Davies - Kimmich, Goretzka - Gnabry, Müller, Coman – Lewandowski;
O Dortmund poderá enrtar em campo com Hitz - Pongracic, Akanji, Zagadou - Wolf, Can, Bellingham, Guerreiro - Brandt, Reus - Haaland.
O jogo mais importante do campeonato alemão terá relato em direto na DW África. A emissão começa a partir das 18h20, tempo da Alemanha. Pode acompanhar-nos através das rádios parceiras, aqui na página ou na nossa página no Facebook.