++ Autarquias: Contagem de votos sob clima de tensão ++
Publicado 12 de outubro de 2023última atualização 12 de outubro de 2023Os principais acontecimentos
- Ossufo Momade anuncia vitória da RENAMO em quatro municípios
- Maior partido da oposição diz que não vai aceitar derrota em Maputo
- Polícia dispara balas reais para dispersar membros e apoiantes da RENAMO em Nampula
- Polícia confirmou a morte por baleamento de um menor em Chiúre durante festejos "antecipados"
- STAE: "Ainda não recebemos [resultados da votação] e até ao final do dia não vamos receber"
Fim da cobertura de hoje sobre a contagem dos votos
Terminamos por aqui a cobertura minuto a minuto deste dia de contagem dos votos das eleições autárquicas em Moçambique. Agradecemos ter-nos acompanhado.
Pode continuar a acompanhar as notícias sobre as autárquicas na nossa página.
STAE: "Até ao final do dia não vamos receber resultados"
O Secretariado Técnico da Administração Eleitoral (STAE) moçambicano confirmou que ainda não recebeu qualquer resultado das eleições autárquicas nos 65 municípios e que o apuramento, 24 horas depois do fecho da votação, continua na fase intermédia.
Em conferência de imprensa realizada em Maputo, a porta-voz do STAE, Regina Matsinhe, não avançou com uma previsão de data para a divulgação dos resultados da votação autárquica, que encerrou às 18:00 de quarta-feira em todo o país, além dos prazos que estão previstos na legislação.
"Ainda não recebemos [resultados da votação] e até ao final do dia não vamos receber. O processo está no apuramento autárquico intermédio, a nível do distrito", disse.
Assim, voltou a explicar, durante a última madrugada foi feito o apuramento parcial em cada mesa, que pode contar com até 800 eleitores, e obrigatoriamente publicado o respetivo edital à porta, seguindo-se - está em curso - o apuramento autárquico intermédio, a nível do distrito, num prazo de até três dias após a votação, e depois, até cinco dias, a centralização dos resultados por província.
A Comissão Nacional de Eleições tem depois um prazo de até 15 dias após a votação para publicar os resultados finais.
RENAMO exige repetição das eleições em Niassa
A Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO) exigiu esta quinta-feira novas eleições na província, alegando irregularidades, como a troca de cadernos e o impedimento de membros do partido de votar.
O Secretariado Técnico da Administração Eleitoral (STAE) no Niassa ainda não se pronunciou sobre o assunto.
PGR solicita a comparência de Manuel de Araújo amanhã
O candidato da RENAMO em Quelimane, Manuel de Araújo, foi convocado a comparecer amanhã (13.10) à Procuradoria Distrital da República - Quelimane. O documento da Procuradoria diz que o objetivo é ouvir Araújo sobre a matéria dos autos. O candidato foi detido temporariamente, a polícia diz que estava a "perturbar" as assembleias de voto das eleições autárquicas.
STAE diz que vai averiguar irregularidades
O Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) reafirma que vai averiguar a origem dos boletins de voto flagrados com os MMVs. O diretor de operações do STAE, Leonardo Bila, explica que a produção dos boletins no circuito interno possui um sistema de segurança que "evita o enchimento de urnas".
Polícia confirma morte por baleamento em Chiúre
A Polícia da República de Moçambique (PRM) em Cabo Delgado confirmou nesta quinta-feira (12.10) o baleamento mortal de uma criança de 16 anos e o ferimento de outra de 12 anos no distrito de Chiúre.
Segundo o porta-voz, Mário Adolfo, o tiro mortal foi acidental, resultado da intervenção policial. A Força de Intervenção Rápida (FIR) tentava conter os ânimos dos simpatizantes da RENAMO que celebravam a suposta vitória do partido, acrescenta.
RENAMO alerta para "caos e convulsão social" devido a alegada fraude
O líder da RENAMO, principal partido da oposição moçambicana, alertou hoje para o "caos e convulsão social" devido ao que afirma ser a fraude nas eleições autárquicas, reivindicando a vitória "convincente e inequívoca" da organização no escrutínio.
"O processo de votação de ontem, 11 de outubro do ano corrente, mais uma vez, está a levar o país ao caos e a convulsão social", disse Ossufo Momade, falando em conferência de imprensa, na sede da RENAMO, em Maputo.
"Nós, a RENAMO, ganhámos estas eleições de forma convincente e inequívoca", afirmou Momade.
O presidente do principal partido da oposição acusou a FRELIMO de ter dirigido uma estratégia de irregularidades para deturpar os resultados das eleições autárquicas.
Marcha da vitória da RENAMO em Maputo
A maior força da oposição, a RENAMO, festeja a sua suposta vitória em Maputo. Dezenas de pessoas estão nas ruas da capital.
Sala da Paz pede comportamento cívico aos eleitores
A Sala da Paz, plataforma de observação eleitoral, apela aos eleitores um comportamento cívico depois de tumultos que se registam em algumas cidades do país.
Apoiantes da RENAMO festejam suposta vitória em Nampula
António Muchanga acusa polícia de estar envolvida em fraude
O candidato de RENAMO na Matola acusa o comandante da PRM em Maputo de estar envolvido num sistema de fraude e de fazer desaparecer atas dos resultados eleitorais.
António Muchanga diz ainda que a diretora do STAE anda atrás dos membros das mesas de voto.
Tumultos em Vilankulo
Em Vilankulo, a população nega os resultados que supostamente dão vitória a FRELIMO e manifestam-se contra o STAE, Secretariado Técnico de Administração Eleitoral. A Força de Intervenção Rápida (FIR) está a dispersar para dispersar os manifestantes.
MISA condena agressões contra jornalistas e restrições à liberdade de imprensa
Sobre a violência contra os jornalistas que se assiste nestas eleições autárquicas, a MISA-Moçambique num comunicado hoje divulgado diz que "condena, nos mais veementes termos, estes atos flagrantes de agressões e intimidações a jornalistas, em pleno exercício das suas funções, que constiuiem verdadeiros atentados à liberdade de imprensa. O MISA faz lembrar que o livre acesso e permanência em lugares públicos, o acesso a eventos públicos, e o acesso à informação, são direitos legal e constitucionalmente protegidos".
Ossufo Momade anuncia vitória da RENAMO em 4 municípios
O líder do maior partido da oposição em Moçambique, a RENAMO, anunciou, em conferência de imprensa, a vitória do seu partido nos municípios de Maputo, Matola, Nampula e Quelimane. Ossufo Momade denunciou também ilícitos eleitorais e culpou a polícia pelo que "virá a acontecer".
Sala da Paz aponta casos que afetam integridade do processo
A Sala da Paz, plataforma da sociedade civil moçambicana de observação eleitoral, reconheceu o processo de contagem e apuramento de resultados das eleições autárquicas foi "ordeiro", mas aponta casos que afetam a sua integridade.
"Embora se possa considerar que na maior parte dos municípios, o processo de contagem e apuramento de resultados decorreu de forma tranquila e ordeira, preocupa a Sala da Paz o facto de nos municípios de Maputo, Matola, Beira, Quelimane e Nampula terem-se registado alguns casos que afetaram a integridade do processo", apontou Crispim Amaral, representante da Sala da Paz, ao fazer o balanço, esta manhã, na capital moçambicana, do processo eleitoral.
"À semelhança do que aconteceu nos processos eleitorais anteriores, a situação de corte de sistemático de energia elétrica exatamente no período da contagem de votos, igualmente caracterizaram o processo de contagem de votos em alguns bairros da cidade de Maputo, Quelimane e Nampula. Como Sala da Paz, exortamos a todos os atores envolvidos no processo eleitoral a demonstrarem o compromisso com os princípios democráticos", acrescentou.
Mais para ler aqui.