1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Alemanha e Moçambique assinam acordo de "parceria climática"

António Cascais
20 de junho de 2024

O acordo de parceria foi assinado na quarta-feira, em Berlim, pelo secretário de Estado alemão para o Desenvolvimento, Jochen Flasbarth, e César Júnior, do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Moçambique.

https://p.dw.com/p/4hJRr
César Francisco de Gouveia Júnior, do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Moçambique, e o secretário de Estado para o Desenvolvimento, Jochen Flasbarth, no dia 19.06.2024, em Berlim
César Francisco de Gouveia Júnior, do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Moçambique, e o secretário de Estado para o Desenvolvimento, Jochen Flasbarth, no dia 19.06.2024, em BerlimFoto: Juliane Sonntag/photothek.net

A nova parceria prevê uma "expansão das energias renováveis em Moçambique, investimentos em redes elétricas, formação de profissionais para a área das energias renováveis", assim como para todos os setores que tenham a ver com "adaptação às mudanças climáticas".

Por ocasião da assinatura do acordo, o secretário de Estado Flasbarth afirmou que "tanto Moçambique como a Alemanha vão beneficiar desta nova parceria".

"Moçambique vai ficar melhor preparado para enfrentar os impactos das mudanças climáticas, como secas e inundações. Por sua vez, a Alemanha ganha um parceiro com grande potencial para a expansão das energias renováveis e do hidrogénio verde. Juntos, avançamos na proteção climática global."

Localidade na província de Sofala, inundada na sequência da passagem do ciclone Idai
Moçambique foi fustigado por diversos ciclones devastadoresFoto: picture-alliance/dpa/INGC

Segundo informou ainda o Ministério alemão da Cooperação Económica, a parceria entre Alemanha e Moçambique concentrar-se-á na "expansão de redes elétricas resistentes a tempestades para um sistema de energia renovável". Com o apoio alemão, será promovida a formação de eletricistas e técnicos moçambicanos necessários para a expansão da energia solar, eólica e hídrica.

Segundo o Governo alemão, a Alemanha e Moçambique poderão, no futuro, estabelecer uma "importante cadeia de fornecimento para hidrogénio verde", já que a região possui excelentes condições para energia solar, eólica e hídrica.

Moçambicanos plantam árvores contra as mudanças climáticas