A luta dos fulani por terras e água
O clima está cada vez mais seco e as terras são cada vez mais escassas. Por isso, aumentam os conflitos entre os pastores nómadas fulani e os agricultores sedentários na África Ocidental.
Os pastores fulani
Os fulani são dos últimos grandes grupos de pastores nómadas. Dezenas de milhões de pastores fulani percorrem com as suas famílias 15 países da África Ocidental, do Mali à Nigéria, levando consigo o seu gado. Mas os recursos e as terras férteis escasseiam, e, há quatro anos, aumentaram os conflitos entre pastores fulani e agricultores sedentários.
A importância da manada
Leite de vaca fresco: As vacas são extremamente importantes para as famílias fulani, e os pastores percorrem grandes extensões de território à procura de água e solos férteis.
Manada, a "conta poupança"
As vacas são uma propriedade preciosa para os fulani. Servem para alimentação, protegem as famílias e são companheiras fiéis. Grandes manadas costumavam ser um sinónimo de riqueza. Mas hoje luta-se pela mera sobrevivência.
Clima e conflitos
Os solos já não são tão férteis como antigamente e a água é cada vez mais escassa - a guerra pelos recursos naturais começou há muito tempo. E há conflitos entre pastores fulani e agricultores sedentários. No ano passado, pelo menos 500 civis morreram em confrontos armados.
Escalar do conflito
A violência não pára, nem com a intervenção de uma missão das Nações Unidas de 11 mil soldados. A televisão nigeriana atribui frequentemente a culpa da violência aos fulani: chama-os de "terroristas". Mas os fulani queixam-se que não são ouvidos - e que são rotulados de pobres e analfabetos.
O que faz o Governo?
Em resposta aos confrontos, o Governo está a delinear uma estratégia para aumentar a produção pecuária e reduzir as tensões. Uma possibilidade avançada são as chamadas "colónias de gado" - locais com pastagens e acesso a cuidados veterinários. O problema é o custo de manutenção dessas "colónias" e a falta de vontade política nos diferentes estados nigerianos para pôr terras à disposição.