1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Venâncio Mondlane perde mandato na Assembleia Municipal

Lusa
26 de abril de 2024

Político perde mandato por "faltas injustificadas". O político desafia: "Perder mandato em órgão fraudulento é meritório". Ele liderou a lista da RENAMO em eleições autárquicas contestadas.

https://p.dw.com/p/4fDi2
Venâncio Mondlane, deputado da RENAMO
Foto: Silaide Mutemba/DW

O político moçambicano Venâncio Mondlane perdeu o mandato de membro da Assembleia Municipal de Maputo por "faltas injustificadas", avançou a autarquia.

A perda de mandato de Venâncio Mondlane foi deliberada na quarta-feira, em reunião da Assembleia Municipal, que argumentou que o político não participou na tomada de posse e nunca compareceu às sessões do órgão. 

"Perder mandato por estar numa assembleia fraudulenta é até meritório. Quem me dera a mim perder mil vezes mandatos deste tipo de órgãos fraudulentos da máfia. Não tenho medo nenhum e nada a comentar por não fazer parte de um órgão que é produto do roubo da vontade popular", declarou Venâncio Mondlane, citado hoje pela comunicação social. 

Mondlane: "É uma deliberação que fere a Constituição"

No total, fazem parte da assembleia municipal da capital moçambicana 71, dos quais 37 são da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), 30 da Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO) e quatro do Movimento Democrático de Moçambique (MDM).

Venâncio Mondlane, engenheiro florestal e deputado no parlamento, tem 49 anos efoi cabeça de lista da RENAMO nas eleições autárquicas de 11 de outubro, um escrutínio no qual o político reivindica vitória, embora Razaque Manhique, do partido no poder, (a FRELIMO), tenha sido declarado vencedor.