1. Pular para o conteúdo
  2. Pular para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Os segredos da Roma Antiga

18 de abril de 2018

O que tem em um concreto que faz uma construção ficar de pé por mais de dois mil anos? Você vai saber nesta edição do Futurando.

https://p.dw.com/p/2wFJq
Italien Kolosseum in Rom
Foto: picture-alliance/AP Photo/A. Medichini

Esta edição do Futurando traz uma reportagem especial sobre o que mantém de pé construções com dois mil anos de idade em Roma, na Itália. Acompanhamos profissionais responsáveis por pesquisar o concreto desenvolvido pelos romanos na antiguidade. O objetivo é usar esse conhecimento nos dias de hoje.

Vamos contar também os detalhes da história de uma múmia encontrada há mais de 40 anos na Suíça. Com a ajuda de especialistas amadores, a ciência já tem hoje mais informações sobre o passado dela e inclusive já foi possível encontrar uma parente viva.

Continuando nessa viagem ao passado, o Futurando explica por que os dinossauros eram animais gigantes. Entre as muitas possibilidades está o fato de que a energia não dedicada, por exemplo, ao cuidado com as crias, acabava sendo investida no crescimento, na alimentação.

Desafios da agricultura

O programa discute também agricultura. Para não perderem a produção para um fungo chamado Sigatoka Negra, considerado o mais nocivo às bananas, os donos de lavouras no Equador optam pela pulverização regular de defensivos agrícolas. O problema é quando a quantidade é excessiva e acaba até prejudicando a saúde de quem trabalha com a terra. Uma alternativa tem sido as plantações orgânicas, que contam com formas naturais de combate à praga.

Para encerrar, o Futurando mostra uma descoberta surpreendente da ciência: um tipo de planta com uma mãe e dois pais. Trata-se de uma espécie rara, revelada num estudo da Universidade de Bremen e que pode oferecer um caminho para a indústria agrícola do futuro. Seria possível, por exemplo, fazer diferentes cruzamentos para criar plantas mais resistentes.

O programa

Futurando traz novidades sobre ciência, meio ambiente e tecnologia e é produzido todas as semanas pela redação brasileira da Deutsche Welle, em Bonn, na Alemanha.

O programa é exibido, no Brasil, pelo Canal Futura às terças-feiras, às 22h30 com reprise às quartas 16h30, quintas, sábados e segundas; pela Rede Minas aos sábados, às 14h30, com reprise às sextas-feiras, às 13h00 e aos domingos às 17h; pela TV Brasil todas as terças, às 22h15, com reprise às quintas, às 3h15; pela TV Cultura aos domingos às 00h, com reprise todas as quartas às 22h30 ; pela TV Câmara Tupã todos os sábados às 18h, com reprise às terças-feiras, às 19h40 e pela TV Climatempo aos sábados às 9h30, com reprise às terças e aos domingos. Você também pode ver vídeos do programa no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

Futurando é transmitido ainda em Moçambique pela Rede Tim, aos sábados, às 14h30.