A democracia em números

Fonte: Transparência Internacional
Corrupção:
O índice de percepção da corrupção, elaborado pela ONG Transparência Internacional, mostra como políticos e pessoal do alto escalão são vistos em diferentes países. O índice se baseia em dados de instituições independentes. A escala vai de 0 a 10, sendo que o valor mais alto reflete o menor grau de corrupção.
Fonte: Freedom House
Direitos políticos:
O índice de direitos políticos da ONG Freedom House analisa o processo eleitoral, a distribuição de poder e a participação popular, bem como a capacidade de ação dos governos. A escala é de 1 a 40, sendo o valor mais alto o melhor resultado.
Fonte: Freedom House
Direitos civis:
O índice de liberdades civis, no relatório "Freedom in the World", da Freedom House, examina fatores como as liberdades de expressão, de religião e de reunião, a consolidação das instituições e do Estado de Direito, e ainda a liberdade individual e os direitos individuais. A escala varia de 1 a 60, sendo que o valor mais elevado significa maior liberdade possível.
Fonte: Freedom House
Liberdade de imprensa:
O relatório "Liberdade de Imprensa" (Freedom of the Press), da Freedom House, analisa os meios de comunicação pelo vies jurídico, político e econômico, incluindo aspectos como a garantia constitucional da liberdade de imprensa, o acesso a informação e fontes, a censura, a transparência e a concentração da mídia. Na escala de 1 a 100, quanto mais alto o valor, maior a liberdade de imprensa.
Fonte: Fórum Econômico Mundial
Equiparação dos Sexos:
O "Global Gender Gap Report" (relatório global sobre as diferenças entre os gêneros), feito pelo Fórum Econômico Mundial, analisa avanços na redução das diferenças entre homens e mulheres na economia, na educação, na política e na saúde. Exemplos disso são as diferenças de renda entre marido e mulher, ou a ocupação de cargos de liderança. Na escala de 1 a 10, quanto mais alto o valor, maior a equiparação.
* dado referente a 2011